Renda Fixa x Renda Variável

Afinal, o que difere a Renda Fixa da Renda Variável ?

Na Renda Fixa, o investidor recebe exatamente aquilo esperado da aplicação financeira, enquanto na Renda Variável o investidor não tem conhecimento do quanto irá ganhar no período da aplicação.

Renda Fixa

Nos investimentos de renda fixa, a rentabilidade ou sua forma de cálculo é previamente definida no momento da aplicação. Podemos destacar dois tipos de investimentos de renda fixa: pré-fixado e pós-fixado. O pré-fixado informa a rentabilidade exata, enquanto o pós-fixado pode ter a rentabilidade variada.

Modalidades de investimento em renda fixa:

Renda variável

Conforme informado acima, nos investimentos de renda variável, o investidor não tem conhecimento antecipado da rentabilidade. No entanto, se a escolha do investimento for feita com critério e informação, avaliando bem as alternativas e diversificando os investimentos, a aplicação em renda variável poderá proporcionar ao investidor um retorno maior do que o obtido em aplicações de renda fixa.

Antes de investir

duas formas

Qualquer decisão de investimento financeiro começa com um pequeno exercício de planejamento e autoconhecimento.

  • Que tipo de investidor você é: conservador, moderado ou agressivo?
  • Quanto você pretende investir periodicamente?
  • Quais são seus objetivos atuais e planos para o futuro?

Comece pelo básico: defina o montante de dinheiro que você tem para investir e faça uma lista com seus objetivos de curto, médio e longo prazo (compra de um imóvel, viagem, aposentadoria, dentre outros).

Para cada objetivo, reserve uma fatia do bolo e calcule em quanto tempo precisará de cada fração desse dinheiro. Esta conta é fundamental para definir um ou mais produtos de investimentos, segundo os seus objetivos. Exemplo: se estiver comprando ou reformando uma casa e irá usar parte do recurso no curto prazo, isso deve ser considerado na sua decisão, pois o que você precisa neste caso é de liquidez (ter a possibilidade de resgatar seus recursos no momento em que desejar, sem perder dinheiro). Neste caso a liquidez vem antes mesmo da rentabilidade.

Importante: Não é possível ter tudo em um único investimento: Liquidez, Rentabilidade e Segurança.

Ficou claro Renda Fixa x Renda Variável ?

como investir na bolsa de valoresPara começar a investir seu dinheiro e multiplicar seu patrimônio eu recomendo fortemente que conheça o material do Rafael Seabra: Como Investir Dinheiro! Vale muito a pena e eu recomendo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *