Investir na Bolsa de Valores… um investimento para todos!

A possibilidade de ser sócio de grandes empresas e poder participar de seus resultados é apenas um dos atrativos do mercado acionário. E ao contrário do que muitos pensam, investir na bolsa de valores não é privilégio de apenas uma parcela da população.

É comum ouvir pessoas dizendo que investir na bolsa de valores é como a loteria. Entretanto, o real segredo do sucesso no mercado de capitais é: ter conhecimento, uma boa estratégia e disciplina.

A premissa do mercado de capitais é simples: não há crescimento econômico, sem crescimento empresarial. Em outras palavras, quanto mais desenvolvida for uma economia, maior a constância de seu mercado de capitais, propiciando assim, maiores oportunidades de investimentos.

Talvez a maior dúvida de um investidor novato seja a definir se tem ou não potencial para investir no mercado acionário. De imediato, saiba que os requisitos básicos são: descobrir seu perfil de investidor, buscar conhecimento e definir o grau de risco que está disposto a correr.

O mercado de ações como formador de opinião

bolsa de valores

Um investimento através do mercado acionário atua como um combustível para geração de empregos e expansão setorial privada. Sendo assim, pode-se entender que o mercado de ações, quando fundamentalmente desenvolvido, funciona como um grande diferencial para atrair, ampliar e fortalecer a presença e sobrevivência do capital externo numa economia.

Compreendido como um facilitador de negócios e importante formador de opinião, o mercado de ações é pautado na transparência, pois além de atuar baseando-se em informações e demonstrações financeiras de qualidade, também reflete opiniões e perspectivas de seus principais agentes.

5 Benefícios da bolsa de valores

Para conhecer o tamanho da eficiência do mercado acionário, é necessário levar em consideração o papel desempenhado por elas na economia e ainda dentro de uma sociedade. Dentre eles, podem ser destacados:

  1. Redistribuição de renda – propiciam a uma grande variedade de pessoas, a possibilidade de fazer parte de negócios lucrativos;
  2. Estimula a poupança em investimentos – destinação mais adequada de recursos numa economia;
  3. Obtenção de capital para expansão de negócios – uma empresa encontra na bolsa um ambiente favorável para levantar capital através da venda de ações;
  4. Auxilia no progresso empresarial – uma bolsa constitui um canal de oportunidades para uma empresa, seja através de aquisições ou até mesmo fusões;
  5. Criação de oportunidade para pequenos investidores – investir na bolsa, ao contrário de outros tipos de investimentos, não demanda uma grande soma de capital. O investimento em ações é uma oportunidade para qualquer pessoa.

Isso mesmo, é possível investir em ações da bolsa de valores mesmo com pouco dinheiro!

vantagem

Um pequeno investidor pode adquirir a quantidade de ações que estiver de acordo com seu orçamento. Apenas saiba que, primeiramente, é indispensável o estabelecimento de um plano para o capital a ser investido e ter em mente que um investimento na bolsa de valores não é a opção mais previsível para o curto prazo.

É essencial levar em consideração que a previsibilidade na relação de tempo e retorno no curto prazo, em se tratando de um investimento na bolsa de valores, não se demonstra tão evidente como num investimento de longo prazo.

Para se investir em ações, é imprescindível dispor de conhecimento e domínio de suas emoções. Fazendo isso, as chances de tomar péssimas decisões para seus investimentos frente ao comportamento do mercado, diminuem de maneira considerável.

As 2 principais formas de participar da bolsa de valores

duas formas

Para começar a investir na bolsa, um investidor pode optar entre duas formas: por meio de uma corretora ou através da contratação de um gestor.

  1. Investindo através de uma corretora – O primeiro passo é realizar um cadastro numa corretora participante da BM&FBOVESPA através de uma ficha cadastral. Em seguida, após a aprovação do cadastro, você estará apto a realizar um depósito para começar a comprar ativos. É importante levar em consideração que, ao optar por investir através de uma corretora, a gama de investimentos possíveis será muito maior do que por intermédio de um banco, além disso, corretoras costumam disponibilizar a seus clientes inúmeras análises de ações, indicações de compra e venda, diversos cursos e ainda a utilização de um Home Broker.
  2. Investir através da contratação de um gestor – Esta é rotineiramente a opção oferecida pelos bancos, entretanto, existem diversos gestores profissionais que também oferecem este tipo de serviço.

Como você pode ter notado, investir em ações não é algo complexo. Seguindo alguns passos básicos, pode-se tranquilamente vivenciar uma boa experiência no mercado acionário e garantir uma fonte de renda adicional independente de seu potencial aquisitivo atual.

É essencial que você tenha conhecimento sobre o assunto. Isso reduzirá drasticamente suas chances de perder dinheiro na bolsa.

Dentre os cursos que fiz sobre investimento em ações, sem dúvida alguma eu destaco “O Investidor de Sucesso“.

O material consegue te explicar de uma forma altamente didática e prática a como investir de forma eficaz no mercado de ações.

E claro… tem alguns bônus!

Curos sobre investimentos

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O MELHOR CURSO SOBRE INVESTIMENTO EM AÇÕES E TER ACESSO A BÔNUS EXCLUSIVOS. O INVESTIDOR DE SUCESSO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *