Defina suas metas para saber aonde chegar!

Defina suas metas para saber aonde chegar!

investir na bolsa de valores

Investir é essencial, mas antes de começar é de extrema importância que você defina suas metas e planeje suas finanças. Isso quer dizer que, se você possui dívidas ou tem gastado mais do que você recebe, você deve primeiramente se reorganizar financeiramente.

O primeiro passo deve ser a definição dos objetivos. Viagem para o exterior, adquirir um carro, comprar a casa própria, realizar um curso fora do país ou até mesmo pagar suas dívidas. Para isso, é importante que você seja realista. Você provavelmente não será capaz de alcançar, rapidamente ou de uma só vez, todos os objetivos que você sempre sonhou. Sendo assim, aconselho que separe suas metas em curto, médio e longo prazo. Defina também as principais e quais você tem mais vontade de realizar.

Seja sensato na escolha

investimento

Não são necessariamente os objetivos que você mais deseja que terão prioridade na escolha. Talvez você tenha o sonho da sua vida de embarcar na próxima viagem espacial da NASA. Mas será que isso realmente é possível em um primeiro momento? Seja racional para escolher seus objetivos mais importantes. Leve em consideração as consequências que as escolhas causarão em sua vida. É necessário mesmo comprar um carro de luxo? Talvez uma casa mais confortável para a sua família seja a melhor opção.

Leve em consideração o tempo para alcançar esses objetivos.Ele será seu maior aliado na busca pelas suas metas de vida. Quanto maior o tempo, maior a chance de alcançar.

Pessoas jovens podem assumir riscos maiores

Sua idade é um fator determinante para os investimentos. Pessoas mais jovens podem correr mais riscos em seus investimentos, devido ao tempo que terá para se recuperar caso alguma catástrofe aconteça.

Tenha um fundo para possíveis emergências

emergencia

Você deve estar ciente que o propósito de definir metas financeiras é que você se sinta financeiramente seguro, feliz e realizado. Devido a isso, a construção de um fundo de emergência para imprevistos com casa ou carro, problemas de saúde ou até mesmo demissão do emprego, é de extrema importância. Recomenda-se que você tenha guardado um montante que permita sua sobrevivência por 3 a 6 meses (para isso aconselho investimentos com alta liquidez). Isso proporcionará tranquilidade para resolver esses imprevistos. Envolva os membros de sua família na definição desses objetivos. É importante que todos estejam cientes.

Siga seu orçamento com disciplina

disciplina

Após ter definido e priorizado seus objetivos financeiros, siga à risca seu orçamento, tendo foco e disciplina para colocá-lo em prática. Sempre que pensar em fazer alguma grande aquisição, pergunte para si mesmo se você está, com essa compra, se aproximando ou se afastando dos seus objetivos (Eu posso? Eu quero? Eu preciso?). Caso a resposta seja negativa, pense muito bem antes de efetuar a compra ou descubra alguma maneira de reduzir o valor.

O lado pessoal é de extrema importância

Aconselho a não abrir mão dos gastos com lazer e diversão, principalmente ao lado da sua família. Estabeleça no seu orçamento um espaço para esse tipo de despesa. Não adianta só pensar no futuro e esquecer-se do presente. Lazer revigora nosso espírito, principalmente ao lado das pessoas que amamos.

O segredo do sucesso financeiro é o planejamento, equilibrando o presente com o futuro, e tendo disciplina e foco para seguir aquilo que você mesmo planejou.

Esteja sempre preparado para mudanças. Provavelmente seus desejos e necessidades mudarão ao longo dos anos. Constantemente reavalie suas prioridades. Não deixe de afinar o instrumento.

A hora de começar é AGORA!!!

conclusão

Finalizando, o conselho mais importante: comece agora. Quanto mais tempo você demorar a identificar seus objetivos financeiros e começar de vez a trabalhar neles, maior será a dificuldade para alcançá-los. Além disso, o tempo ficará contra você. Lembre-se que ele deve estar ao seu lado. Sempre.

Cada dia que você adiar na busca pelo seu sonho, é um dia a mais que irá demorar a conquistá-lo.

Mas e a crise?

Tá aí um assunto que vale a pena ser abordado. Meu grande parceiro Leandro Ferreira desenvolveu um conteúdo excelente falando um pouco sobre a crise e a grande oportunidade de ganhar dinheiro. Confira clicando aqui.

Curos sobre investimentos

A base para a construção desse artigo foi o curso “Como Investir Dinheiro” – Rafael Seabra.

2 Comentários


  1. Olá Luiz Felipe, adorei o conteúdo! Simples, claro e direto ao ponto. É o artigo ideal para quem está começando a se planejar financeiramente! Muito obrigado pelas dicas! Com certeza irei colocar em prática! Abraços!

    Responder

    1. Olá Leandro, muito obrigado pelas palavras. Esse é o grande motivo desse projeto: levar conteúdo prático e de qualidade aos leitores.
      Fique a vontade para entrar em contato comigo!
      Muito obrigado e sucesso!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *