Debênture

Debênture é um Título de Renda Fixa, como se fosse um CDB. O que difere é que o CDB é emitido pelos bancos, enquanto a Debênture é emitida por empresas. As empresas utilizam dessa prática para captar recursos do mercado com juros muito menores do que os oferecidos pelas instituições financeiras.

São tÍtulos de crédito emitidos por empresas dos mais variados ramos, com objetivo de financiar investimentos, rolagem de dívidas, fornecer capital de giro, etc. As debêntures podem ser remuneradas por diferentes fatores, sendo conversíveis em ações (não sendo o mais comum).

Cada vez mais estão se tornando um instrumento de capitalização das empresas, e a frequencia de book buildings (processo de colocação) cresce a cada ano. São negociadas no balcão e registradas na CETIP. As Debêntures podem ser encontradas na plataforma da sua Corretora.

Vantagens

  • Liquidez diária;
  • Grande variedade de emissores;
  • Possibilidade de compor de várias maneiras a rentabilidade da carteira de investimentos (inflação, juros e prefixada).

A base para a construção desse artigo foi o incrível E-book “Como Investir Dinheiro”, do Rafael Seabra. CONHEÇA AGORA !!!