Como Investir na Bolsa de Valores

Como investir na bolsa de valores ? Tenho certeza que você já parou para se perguntar sobre o assunto. Quem nunca ouviu as frases: “Ganhou dinheiro na bolsa” ou “Perdeu tudo investindo em ações” ?

São afirmações excitantes e ao mesmo tempo assustadoras. Vou lhe explicar como funciona a bolsa de valores e o que você deve fazer para conseguir sucesso nela.

Invista em conhecimento

investir em conhecimento 3

Não seja tolo de entrar na bolsa de valores sem saber como funciona. Conhecimento é o maior investimento que você pode fazer. O preparo irá lhe render lucros infinitamente maiores do que entrar na bolsa sem ter o devido conhecimento. Sugiro que leia esse artigo !

Primeiro passo

Separe um dinheiro que deverá ser direcionado para um investimento. A bolsa de valores não é brincadeira e você pode sim, ganhar ou perder. Reservando um dinheiro que não irá te fazer falta, faz com que esteja seguro se algo der errado.

Entendendo a bolsa

o que e

A bolsa é o lugar onde são negociadas as ações, que são pequenas partes do capital de várias empresas. Uma vez que você compra uma ação você está confiando que tal empresa te proporcionará rendimento. Porém existem dois tipos de ações: as ON (ordinárias), que dão direito a voto em assembleias da empresa; e as PN (preferenciais), que não te dão direito a voto, mas, preferência no recebimento de dividendos. Apenas algumas empresas disponibilizam na bolsa as ações ON, mas quando existem, as PN ainda recebem mais dividendos e mais rápido.

Afinal, como investir na bolsa de valores ?

No Brasil, a compra e venda de ações acontece na BM&F Bovespa, a famosa Bolsa de Valores de São Paulo. No entanto, você não pode simplesmente enviar um e-mail e um cheque para que eles invistam para você. Tudo é feito por intermédio de corretoras credenciadas. Após o contato com a corretora e envio do dinheiro, poderá decidir em quais ações você deseja investir, através do Home Broker ou então pelo seu assessor.

Maneiras de comprar ações

classificação

Hoje contamos com três formas de comprar ações:

  •  O primeiro é comprar uma cota de um Fundo de Investimento, que funciona como um condomínio onde cada investidor compra uma “parte” do investimento. Nesse caso, existem regras para cada fundo de investimento, dentre eles: valor mínimo para investir; grau de risco; tempo mínimo para retirar valores; etc. Todo fundo é regido por um gestor certificado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que coordena as compras e vendas das ações.
  • O segundo jeito é por clube de investimento, que funciona quase igual a um fundo, sem as mesmas restrições. No entanto, é necessário no mínimo 3 pessoas e no máximo 50. O clube não precisa de gestor certificado, e sim de um representante instituído que dá a ordem à corretora sobre quais ações comprar ou vender.
  • A terceira maneira seria comprar individualmente. Assim sendo, você escolhe quais ações comprar ou vender junto de sua corretora, que normalmente disponibilizam analistas que lhe ajudarão a escolher quando estiver em dúvida. Deste modo você deve pesar os prós e contras de quais ações comprar ou vender e manejar sua conta na corretora com todo o cuidado por conta própria. Entenda um pouco sobre o Home Broker.

Taxas e Riscos

taxas

  • Taxas de administração: são aplicáveis apenas a clubes e fundos de investimento. É calculada anualmente e provavelmente “morderá seu pé” caso você retire seu dinheiro antes do programado.
  • Taxas de corretagem: ocorrem quando você compra ou vende suas ações. São como uma CPMF da bolsa que varia conforme a corretora que você escolhe.
  • Taxa de custódia: tal qual a de corretagem, é exclusiva da corretora que cobra de você mensalmente por guardar suas ações. Vale ressaltar que a corretora pode escolher não cobrar, caso você tenha comprado e vendido ações naquele mês. Sendo assim, além de pesquisar bem sua futura corretora, também LEIA O CONTRATO atentamente.

No meio dessa taxação temos ainda o Imposto de Renda, que irá reduzir seu lucro de 15% a 20%, caso tenha mais de R$ 20 mil de ganho no mês.

Quanto aos riscos, como já disse, você pode ganhar muito dinheiro ou perder parte do seu investimento no mercado de ações. Então requer um pouco de coragem, mas principalmente: conhecimento. A dica que eu te dou é estudar muito antes de investir seu dinheiro, busque todos os conceitos necessários para começar.

ações 2Não perca a oportunidade de conhecer o melhor e mais completo curso de Investimento em Ações: O Investidor de Sucesso. Curso excelente, totalmente focado no assunto. Qualidade testada. CLIQUE AQUI AGORA !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *