Como Investir em Renda Fixa

Já pensou em Como Investir em Renda Fixa? Para quem busca segurança e comodidade, investir em renda fixa em tempos de juros altos pode ser uma boa alternativa. Agora, será que você conhece as possibilidades e como este tipo de investimento funciona? Talvez investimentos em renda fixa sejam realmente para você!

Nos últimos tempos aplicações em renda fixa têm despertado a curiosidade de muitos brasileiros e atualmente, estima-se que este mercado movimente mais de R$ 2 trilhões.

Um de seus principais atrativos é a previsibilidade, mas não se engane, apesar de ter ciência do rumo do investimento, a necessidade de conhecer o mercado em potencial se faz indispensável para se investir com segurança.

Conceituando…

“Renda Fixa é o investimento em que, no momento da aplicação, já é estabelecido uma perspectiva de retorno do capital investido e também do prazo de investimento”

Didaticamente, ao comprar um título de Renda Fixa, um investidor empresta dinheiro ao emissor deste título (bancos, empresas ou até mesmo o governo) e a remuneração deste “empréstimo” é realizada através da cobrança de juros.

Esta modalidade de investimento pode ser caracterizada seguindo dois critérios: quanto ao tipo de emissor do título (entre públicos e privados) e quanto à rentabilidade do título (pré-fixados e pós-fixados ou indexados) do qual irei tratar a frente.

Como investir em Renda Fixa?

o que e

Se você deseja investir em Renda Fixa, as possibilidades vão desde os investimentos diretos, como por exemplo: Títulos Públicos, Debêntures, CDBs (Certificado de Depósito Bancário), LCIs (Letras de Crédito Imobiliário), Caderneta de Poupança, CRIs, LCAs, etc., e ainda investimentos indiretos através de fundos de investimento.

Tudo dependerá do quanto o investidor está familiarizado com o mercado e seu potencial de investimento. Por exemplo, se você é um investidor que não dispõe de muito conhecimento e muito dinheiro, os fundos podem ser a melhor opção, pois permitem diversificar suas aplicações e assim, garantir uma melhor eficiência das mesmas.

Qual a diferença entre Títulos Pré-fixados e Títulos Pós-fixados (ou indexados)?

Conhecer estes termos e qual a maneira com que podem influenciar a rentabilidade e riscos no seu investimento pode ser muito importante para garantir uma boa aplicação.

  • Títulos Pré-fixados – São instrumentos que permitem conhecer a remuneração no momento da aplicação. Eles são favorecidos em ambientes de inflação baixa, controlada e quando a taxa de juros se apresenta decrescente.
  • Título Pós-fixados – São instrumentos onde a remuneração só é conhecida no prazo final do título (vencimento), entretanto, neste caso, a taxa de retorno está sujeita as variações das taxas de juros.

Quais os riscos de se investir em Renda Fixa?

sucesso em forex

Uma aplicação em Renda Fixa apesar de se apresentar como de baixo risco mediante sua previsibilidade, não deixa de ser considerada um investimento. E todo investimento apresenta riscos, como por exemplo:

  1. Inadimplência do Emissor – É preciso estar atento ao comprar um título de dívida (papel), pois no caso de seu emissor não ter como pagar, o resultado pode ser um endividamento;
  2. Juros – Os valores dos títulos são dependentes diretos do mercado, ou seja, mudanças bruscas nas taxas de juros promovem impacto nas cotações de títulos que podem resultar em perdas;
  3. Inflação – O valor investido pode sofrer perdas conforme a inflação do período do investimento no caso dela ser maior que a rentabilidade;
  4. Perda de valor cambial – A perda de valor da moeda pode dificultar a compra de produtos ou até mesmo importações no caso de serem negociadas em outras moedas, assim, este risco também deve ser levado em consideração num investimento.

Investimentos em Renda Fixa dispõem de uma ótima relação risco x retorno e garantem uma boa liquidez. Portanto, se você busca diversificar seus investimentos em carteira por meio de Renda Fixa ou até mesmo iniciar no mercado de aplicações, é essencial compreender o máximo de fatores e variáveis possíveis antes do ponta pé inicial.

Gostou do Investimento em Renda Fixa? Eu aprendi tudo sobre esse tipo de investimento lendo o E-book COMO INVESTIR DINHEIRO, do Rafael Seabra. Sugiro que conheça CLICANDO AQUI!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *