CDB

Certificado de Depósito Bancário (CDB), é um título de dívida do banco onde o investidor empresta dinheiro à Instituição Financeira e no tempo determinado receberá o valor reajustado.

Esse título pode ser pré-fixado ou pós-fixado. No caso de pré-fixado, o investidor sabe no momento da aplicação qual será seu rendimento e o tempo em que poderá ser resgatado. Esse período geralmente são de 30 dias, embora existam prazos mais longos. E, quanto maior o prazo, maior a rentabilidade, claro.

Já no caso do CDB pós-fixado, o lucro só é conhecido no momento do resgate. A rentabilidade será definida pela taxa de mercado envolvida, que pode variar bastante. Quando há aumento da inflação, o lucro também sobe, e vice-versa, ou seja, você não sabe qual será a rentabilidade, mas sabe qual será o indicador.

O CDB funciona no esquema D+1, ou seja, você pede o resgate do título hoje e o dinheiro é creditado em sua conta amanhã. Ressalto que é possível resgatar o título antes do prazo, porém o lucro será menor. O interessante é resgatar no prazo estabelecido.

Caso o investidor opte em investir no CDB através dos bancos, deverá estar ciente que o investimento ocorrerá na Instituição Financeira em que possui conta. Já na corretora, os investidores dispõem em uma única conta infinidades de bancos para escolher e investir livremente.

O principal risco do CDB é caso o banco quebre ou não honre com o compromisso, sendo considerado um risco baixo. Porém, o FGC (Fundo Garantidor de Crédito) garante o pagamento de até R$ 250 mil (por CPF e Instituição Financeira).

Tributação

juros

É muito semelhante à maioria das aplicações de renda fixa:

  • 15% sobre os rendimentos ocorridos após 720 dias da aplicação;
  • 17,5% sobre os rendimentos ocorridos até 720 dias após a aplicação;
  • 20% sobre os rendimentos ocorridos até 360 dias após a aplicação;
  • 22,5% sobre os rendimentos ocorridos até 180 dias após a aplicação.
Dica: Quando for investir em CDB, avalie a opção de bancos menores, pois na maioria das vezes eles pagam taxas acima de 100% do CDI. Mesmo que o risco seja maior, você tem a garantia pelo FGC para investimentos de até R$ 250 mil reais, então até esse limite o investimento pode se tornar bastante vantajoso e interessante.

Sugiro assistir a uma aula completa e totalmente GRÁTIS com o especialista e grande parceiro da Academia: André Bona. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR !!!

E aí, o que achou do CDB ? Não deixe de entrar em contato.

A base para a construção desse artigo foi o incrível E-book “Como Investir Dinheiro”, do Rafael Seabra. CONHEÇA AGORA !!!