Cartão de Crédito – 10 Tópicos a Considerar

Nos dias de hoje é imprescindível usar serviços oferecidos pelos bancos, sendo o principal deles o famoso cartão de crédito. Existem diversos benefícios nesse produto, porém, como tudo tem suas vantagens e desvantagens, confira alguns pontos relevantes que separei para vocês:

1.    Crédito

crédito

O crédito, se usado com sabedoria, se torna uma verdadeira bênção, já que você consegue adquirir bens necessários, podendo dividir o valor para amenizar o pagamento. O crédito é baseado no seu cadastro ao banco. A instituição libera em sua conta um limite de crédito que você possa usar nas suas compras ou até mesmo para saques. 

Normalmente, esse valor começa baixo. Após o uso ou até mesmo requerimento ao seu gerente, o limite tende a aumentar, aumentando também seu poder aquisitivo. Aí está o grande perigo! Com um crédito alto, as pessoas passam a realizar compras acima do que de fato podem pagar. 

O crédito tem que ser um aliado para as necessidades, e não um meio para as coisas fúteis.

 

2.    Parcelamento com cartão de crédito

parcelamento

A principal vantagem de ter um cartão de crédito é poder comprar um valor alto sem ter o dinheiro à vista para pagar. Você opta por parcelar o valor no seu cartão de crédito (podendo ser de 6, 12, 18 vezes…) e paga ao banco mensalmente aquela fração do valor da compra. 

O meu grande conselho é: divida somente as coisas que você realmente está necessitando. Nunca use o crédito para a compra de um celular moderno ou até mesmo roupas. São coisas fúteis que podem acabar se tornando um pesadelo caso você não consiga pagar sua fatura. 

3.    Dinheiro na mão

dinheiro na mão

Junto com o cartão de crédito, no seu pacote bancário, é permitido também que você saque no caixa eletrônico, em dinheiro vivo, podendo usar o dinheiro em espécie para o fim que você desejar (cuidado: alguns bancos cobram taxas por isso).

Essa operação é um grande perigo, pois assimila a um empréstimo onde a pessoa faz diretamente no cartão de crédito. No entanto, esse empréstimo possui os juros mais altos existentes no país !

4.    Juros

juros

Nem tudo é sempre uma maravilha ! Muitas vezes, nas compras parceladas, são embutidos juros. Um produto que à vista sairia por R$500,00 pode totalizar muito acima disso, quando parcelado. O crédito é a modalidade mais lucrativa para os bancos !

Caso sua condição permita, procure sempre efetuar seus pagamentos à vista, principalmente se a loja oferecer-lhe algum desconto. Se tiver que parcelar o valor, procure parcelas onde não existam juros. Muitas lojas costumam embutir juros somente para parcelamentos acima de 4x (o que não é uma regra).

E-Book GRÁTIS!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber GRATUITAMENTE o E-Book "Desenvolva seu QI Financeiro" no seu e-mail.>

5.    Debito automático

débito automático

Aqui está um ponto bom e ruim. A parte boa do débito automático é que você não corre risco de cair no esquecimento e pagar juros por isso. A parte ruim é que o dinheiro deverá estar na conta.

Normalmente essas cobranças são feitas diretamente em sua conta corrente no dia que foi configurado para pagamento. O sistema debita automaticamente o valor da sua conta. É essencial que você tenha um bom planejamento na escolha da data. Eu aconselho programar para o dia seguinte do recebimento do seu pagamento. Dessa forma, não terá problemas e a quitação do boleto será priorizada.

6.    Nunca atrase

nunca atrase

Em hipótese alguma deixe de pagar a fatura do seu cartão de crédito. Caso o atraso ocorra, o banco irá cobrar de você uma multa altíssima, além do valor ser acumulado para o mês subsequente (duas parcelas + juros do atraso). Muitos casos de endividamento (a chamada “bola de neve”) são causados pela fatura do cartão de crédito. Então: Previna-se !

7.    Venda no crédito

venda no credito

Se você possui alguma empresa, não hesite em ter essa forma de pagamento. Muitas pessoas adquirem compras parceladas, principalmente se o valor do produto for alto.

O valor chegará em sua totalidade à você. O banco é quem fica responsável pelo recebimento do pagamento. Sendo assim, anula qualquer chance de calote.

8.    Imóvel

comprar imovel

Quer comprar seu apartamento e precisa dar uma entrada? Algumas construtoras aceitam parcelamento por cartão de crédito. Só não se esqueça de compilar as parcelas do cartão junto com o financiamento (seu limite tem que ser alto para suportar).

9.    Automóvel

carro

Assim como o imóvel, as concessionárias aceitam o cartão de crédito tanto para a entrada do automóvel quanto para pagar o valor total do veículo, dependendo apenas do seu limite. Só não se esqueça de compilar as parcelas do cartão junto com o financiamento.

10. Acumular Pontos

pontos

Essa é uma das grandes vantagens ao se usar um cartão de crédito. Geralmente você acumula pontos a cada compra realizada, podendo efetuar trocas por brindes, passagens aéreas ou até mesmo viagens! É importante verificar se o seu cartão de crédito permite tal benefício. Nem todas as contas possuem a vantagem de acumulação dos pontos.

E aí? Gostou das dicas? Caso tenha algo a compartilhar com a gente, comente aqui.

Se você é como eu que adora viajar, eu sugiro que conheça o curso “Viagem sem limites“…

pontos do cartãoO curso “Viagem sem Limites” te ensina técnicas reais para acumular milhares e milhares de pontos no seu cartão de crédito. Dê uma alavancada nos pontos do seu cartão e viaje várias vezes ao ano. Não perca a oportunidade de conhecer. CLIQUE AQUI AGORA !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *