Alocação de Ativos – O que é e como funciona

Alocação de ativos… um assunto que provavelmente você nunca tenha entrado a fundo, talvez nem conheça, mas pode ter certeza: vai adorar conhecer.

O QUE É ALOCAÇÃO DE ATIVOS?

o que e

A alocação de ativos é considerada por muitos a melhor estratégia para investimentos a longo prazo de sucesso, pode ser o que faltava para trazer rentabilidade e segurança para sua carteira de investimentos.

Não é difícil encontrar pessoas que se frustraram com o mercado financeiro. Apesar de suas vantagens serem vistas com bons olhos, simplesmente adquirir uma ação e esperar que o lucro venha não é o bastante. É necessário conhecimento para definir a estratégia correta para cada caso.

A título de curiosidade, dentre as vantagens de se optar pela alocação de ativos, podemos citar: a amenização de perdas no caso de queda na bolsa de valores e também a diminuição de custos nas transações e, consequentemente, do investimento.

É por essas e outras razões que a diversificação de investimentos, na maioria das vezes, é o mais correto a ser feito. Possuir aplicações diferentes em uma carteira, embora não acabem com as possíveis perdas, auxilia na redução de riscos e na maximização de retorno dos ativos.

O que é e como funciona a alocação de ativos?

O objetivo da alocação de ativos é melhorar a relação de risco x retorno de um ativo.

De forma simplificada, trata-se de um processo de escolha fundamentado em classes de ativos (tipos de investimento: ações, commodities, entre outros) com a finalidade de criar uma gama de aplicações que, com o sobe e desce do mercado, se equilibram. Ou seja, optando por uma boa estratégia de alocação de ativos, os riscos de você sair no prejuízo são realmente muito pequenos.

Porém, é necessário ter a consciência de que, assim como em todos os tipos de investimento, não existe um modelo único de sucesso quando falamos de alocação de ativos. Isso acontece, basicamente, por duas razões: investidor e mercado.

Se de um lado cada tipo de investidor dispõe de características diferentes, como por exemplo, seu perfil, conhecimento e capital, por outro, o mercado e suas constantes alterações evidencia a velha máxima do “cada caso é um caso”.

6 Motivos para optar pela alocação de ativos

6 motivos

  1. Redução de custos – Com a baixa rotatividade dos ativos devido ao foco no longo prazo, os custos com transações frequentes, como nos investimentos de alta rotatividade, não serão assustadores.
  2. Redução de Risco – Diversificando os investimentos, no caso de um resultado negativo de um ativo, a perda ou potencial perda torna-se consideravelmente menor.
  3. Maior liberdade – A alocação de ativos demanda apenas de revisões durante períodos pré-determinados, ou seja, você define a época de balanço.
  4. Dá um fim ao desespero – Logo que dominar esta estratégia, você vai saber o que fazer em qualquer cenário e deixar de ficar tão preocupado com o resultado de alguma negociação. Assim, a probabilidade de fechar duas operações vencedoras, será muito maior.
  5. Melhora a eficiência dos planejamentos – O foco da alocação de ativos é o longo prazo. Mas para se chegar a este objetivo, é necessário saber o que realmente priorizar, esquecer pensamentos de curto prazo e desenvolver disciplina e paciência. Estas são premissas da alocação de ativos.
  6. Ótimo custo x benefício – Alocação de ativos não tem enrolação. Você só precisa definir um percentual de investimento em cada classe, quais ativos pretende investir, quais valores irá aplicar em cada um, realizar aportes para equilibrar a carteira e monitorá-la.

vantagem

A alocação de ativos é uma das provas de que é possível investir e se obter uma boa rentabilidade sem assumir riscos desnecessários. Isto pode ser explicado pelo simples fato de que, no longo prazo, a compensação entre perda e ganho entre os ativos de uma carteira, tende ase apresentar como positiva.

Recentemente eu comprei e estudei o curso “Alocação de Ativos” do Henrique Carvalho. O curso é excelente, o Henrique de forma totalmente qualificada e extremamente profissional consegue passar pra gente toda o conhecimento do assunto, suas principais características e as vantagens fantásticas desse segmento.

Toda a construção desse artigo foi com base no E-Book GRÁTIS do primeiro capítulo do curso que o Henrique disponibiliza para acesso. Sugiro que CLIQUE AQUI para acessar a página e baixar o E-book GRATUITAMENTE.

ações 2

Não perca a oportunidade de baixar o E-Book GRÁTIS e conhecer o curso “Alocação de Ativos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *